sexta-feira, 11 de março de 2011

Metodologia Científica

A Questão da Neutralidade da Pesquisa Jurídica / Ciência e Conhecimento Científico

1º O que significa dizer que o conhecimento científico é racional e verificável?
 Possui característica de verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência, e contingência, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação e não apenas pela razão.

2º De que modo pode/deve ser vista a interferência do homem (observador-pesquisador) em seu objeto de estudo? Existe algum risco de indução a um falso conhecimento da realidade?
Ao princípio, torna-se de grande importância que o pesquisador, mesmo assumindo compromissos político-ideológicos, que seria desde já uma postura não neutra, não só vise desenvolver um conhecimento objetivo da realidade concreta, mas também esteja voltado ao poder explicativo de suas interpretações e conclusões. Consecutivamente, a interferência do homem torna-se inevitável em seu objeto de pesquisa, porém, deve estar seguida por uma vigilância epistemológica de todos os elementos desta, a saber, a atenção sobre os fatos e acontecimento relevantes para o objeto científico, zelo com a aplicação rigorosa dos métodos de investigação e de interpretação e a vigilância quando ela julga os métodos em si mesmo, para então, não se deixar possuir por uma indução a um falso conhecimento da realidade e apreensão do real.

3º Quais os elementos e atitudes que favorecem e tornam mais efetiva a comunicação de conhecimento científico?  
Torna-se efetiva a comunicação do conhecimento cientifico de maneira que sua linguagem possibilite informar, sem expressividade e imperatividade, a todos os seres humanos que tenham sido instruídos para entendê-la. Seu propósito é informar e não seduzir ou impor. Deve ser formulado de tal forma que outros investigadores possam verificar seus dados e hipóteses, para recrudescer as chances de confirmação ou refutação destas. Deve, por fim, ser considerado como propriedade de toda humanidade, pois a propagação do conhecimento é o progresso da Ciência.

4º É correto afirmar que o conhecimento científico é infalível, independe de investigação metódica e não é cumulativo?
O conhecimento científico não possui característica de infalibilidade, em virtude de não ser absoluto ou último. Depende da investigação metódica para ratificar a racionabilidade do processo de pesquisa e experimentação, como também, a partir destas, torna-se sistemático e cumulativo ao ponto trata de um saber ordenado logicamente, “aproveitável”, formado por idéias e não conhecimentos dispersos e desconexos.

5º Explique por meio de exemplos a correlação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico?
A partir do exemplo da Homeopatia, do qual se retira o extrato de plantas a fim de produzir medicamentos terapêuticos em diluição, têm-se a ratificação do conhecimento vulgar, do qual este será comprovado ou não pela experimentação científica. A possibilidade de chuva analisada por muitos que residem fora das zonas urbanizadas somente pelo posicionamento das nuvens também exibe um conhecimento vulgar, pois carece de análise científica e métodos lógicos racionais.

6º É correto afirmar que os diversos tipos de conhecimento científico jamais poderão coexistir na mesma pessoa?
Por sua vez, essas formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a uma corrente filosófica e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

0 comentários:

Postar um comentário