domingo, 12 de setembro de 2010

Psicologia Jurídica

DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE

Nesta síntese, também em relação à última postagem, “desenvolvimento psicossexual e psicossocial”, referimo-nos a análise de Erik H. Erikson sobre as influencias sociais no desenvolver do amadurecimento físico e psicológico, desde o nascimento até a morte, de acordo com a interação do indivíduo ao ambiente. Ao tratar da estruturação do psiquismo, Erikson apresenta as “oito idades do Homem” como divisão das fases e maior compreensão dos traumas da psique do indivíduo. A separação edifica-se da seguinte forma:

·         Confiança Básica: ao bebe deve-se ter zelo e atenção fundamental para seu correto desenvolvimento de confiança nos seus pais e nos adultos. Caso este cuidado seja ineficiente, o bebe confronta-se com uma situação de abandono, a ocasionar danos muitas vezes irreversíveis, como a desconfiança básica.

·         Autonomia: nesta fase a criança reconhece os deveres e obrigações, a relação entre punição e compaixão. Logo, se houver falhas, possivelmente desenvolverá, quando adulto, comportamento dirigido a prática na satisfação em humilhar e punir, pela falta de autocontrole.

·         Iniciativa: nesta fase ocorre a percepção pela criança da transição do fantasioso para a realidade. Organiza-se a situação física e metal.  Assim, falhas neste momento podem acarretar o adulto a construir uma imagem não verdadeira e aderir pela falsidade.

·         Indústria (diligência): aqui, a partir da compreensão da realidade, se destaca a competência para ministrar certos objetos fundamentais a atividade cotidiana. É a habilidade. Interrupções neste momento pode acarretar na falta de base operativa  de desenvolvimento de um sentimento de inferioridade.

·         Identidade: Bem como a palavra elucida, caracteriza-se aqui a formação da personalidade do indivíduo sobre seus gostos e desejos. A fidelidade está muito presente nesta fase, de maneira a pessoa começar a se relacionar com certos grupos que a identifique. A falha pode acarretar no fanatismo e confusão de papel.

·         Intimidade: inicia-se a aptidão para a experiência sexual de fato. Estágio do amor e revelação de intimidades em relação ao parceiro. Impasses neste momento conduzem ao isolamento ou elitismo.

·         Generatividade: revela-se o desejo e preocupação com a com o “gerir” a nova vida, com a transmissão de valores sexuais, sobre a maternidade e paternidade.  A falha neste acarreta na estagnação e ao autoritarismo, quando o cuidado cede à autoridade.

·         Integridade do Ego: O indivíduo atinge um estágio de conformismo com a adaptação as conquistas e desilusões da vida. Caracteriza a 3º idade.


0 comentários:

Postar um comentário